sexta-feira, 4 de abril de 2008

Intimidades inconscientes.

Sabe o que mais me intriga? De onde é que surgem seres humanos que deixam um comentário como o que deixaram na última mensagem. Não respondi ainda pois ainda estou pensando numa resposta à altura a um comentário tão bem colocado. Confesso que me surpreendi. Parabéns, senhor anônimo. Você conseguiu fazer com que eu realmente reflita sobre as coisas que escreveu. Não sei de onde tirou isso, mas o que escreveu é surpreendentemente familiar para mim.

Mas ainda estou intrigado com esse negócio de sonhos. E é sobre isso o que vou falar agora.

Para Jung, ao contrário de Freud, as situações absurdas dos sonhos, não seriam uma fachada, mas a forma própria do inconsciente de se expressar. Há os sonhos comuns e os arquetípicos, revestidos de grande poder revelador para quem sonha. Os sonhos seriam uma demonstração da realidade do inconsciente. Sendo estudados corretamente pode-se descrever, ou melhor, conhecer o momento psicológico do indivíduo.

Isso quer dizer que se eu começar a contar meus sonhos, você pode começar a querer me analisar. Mas eu não te conheço, talvez você sequer exista, como eu disse antes. Mas e se você for um psicólogo? Um psicanalista? Psiquiatra? Além de estar observando o quão vagas e superficiais são minhas explicações para os fenômenos que você estuda, o que mais tem percebido?

Hoje é o décimo terceiro dia de postagem. Como eu também gosto do número 13, não sei por que, vou comemorar de alguma forma, assim como fiz com o sexto, lá atrás, e do qual ou você não leu, ou não se lembra.

É mais uma parte do jogo. Falei pouco a respeito dele. Não repeti nos outros posts. Foi o décimo post. O jogo. Falei vagamente sobre o objetivo disso tudo. Mas não fui específico. O negócio é, que se você está lendo isso agora, ou pior, se já leu isso antes, você está dentro do jogo, quer você queira ou não.

Em todos os posts antigos existem pistas, simbologias, explicações, peças perdidas de um quebra-cabeças que você nunca viu. Mas você pode participar mais ativamente se quiser. Eu não sei se deveria, ainda estou tentando descobrir isso, eu mesmo. Mas se entrar, pode conhecer coisas que nunca viu antes.

Não que isso seja necessariamente bom, mas se você for curioso, vai querer saber mais sobre isso. Existem várias formas de você participar. Em uma delas, você pode mandar mensagens para o e-mail:

reflexosdemimmesmo@gmail.com

Conte seus sonhos. Dê suas interpretações para eles. Para os posts que lê aqui. Você quer saber mais sobre literatura proibida? Então diga por quê. Diga quais são suas paixões, seus demônios. Não precisa ser de seu e-mail pessoal. Não precisa se identificar.

Você vai virar o leitor, o personagem e o autor de uma história. Mas é uma história proibida. Só escreva se tiver certeza.

E esse é mais um dos posts que vai se perder no meio dos outros que estão arquivados. Mas se um dia alguém vier desenterrar todos os posts antigos irá descobrir. E será um mistério.

Ou não.

Talvez eu tenha escrito isto só pra ver no que dá. Talvez seja tudo invenção minha, e eu seja algum maluco como disseram em alguns dos comentários das mensagens.

Mas disso, você nunca terá certeza. Até onde vai sua curiosidade? Você já parou para se perguntar até o que você seria capaz de sacrificar para satisfazer uma curiosidade?

Até a próxima.

Nenhum comentário: