sábado, 12 de abril de 2008

Oniromancia.

Oniromancia. É o nome dado à previsão do futuro pela interpretação dos sonhos. Tem grande credibilidade nas religiões judaico-cristãs: consta na torá e na bíblia que Jacó, José e Daniel receberam de Deus a habilidade de interpretar os sonhos. No Novo Testamento, São José é avisado em sonho pelo anjo Gabriel de que sua esposa traz no ventre uma criança divina, e depois da visita dos Reis Magos um anjo em sonho o avisa para fugir para o Egito e quando seria seguro retornar à Israel.

Na história de São Patrício, na Irlanda, também figura o sonho. Quando escravizado, Patrício em sonho é avisado de que um barco o espera para que retorne à sua terra natal. No Islamismo os sonhos bons são inspirados por Alah e podem trazer mensagens dininatórias, enquanto os pesadelos são consideradas armadilhas de satã.

Filósofos ocidentais eram céticos quanto ao tema religião e sonhos, por alegarem que não haveria controle consciente durante os sonhos, mas estudos recentes analisando movimentos dos olhos (REM) durante o sono mostram resultados cientificamente comprovados com sonhos lúcidos, que se contrapõem às teorias anteriores.

Pensadores e matemáticos como René Descartes e Friedrich August Kekulé von Stradonitz também tiveram em sonhos visões reveladoras. Em 10 de Novembro de 1619 Descartes em viagem à Alemanha teve uma visão em sonho de um novo sistema matemático e científico. Kekule propôs em 1865 a fórmula hexagonal do benzeno após sonhar com uma cobra que mordia a própria cauda.

Sabe o que é pior disto tudo? Meus sonhos estão começando a acontecer. Coisas que sonhei e já tinha até me esquecido que havia sonhado com elas. Quando elas acontecem, eu me lembro imediatamente. Isso sempre aconteceu comigo... Deja vu. Mas agora está ficando quase insuportável. Coisas que eu nem sonhei de noite, mas que imaginei durante o dia, enquanto fazia outra coisa...

Esses dias sonhei que meus pais haviam me jogado para fora de uma janela e que eu caía e caía até sentir um peso no peito horroroso. Depois vi a notícia da menina que foi jogada, talvez pelos pais, da janela de seu apartamento e numa bizarra associação, senti ânsia de vômito. E olha que eu nunca me impressiono com histórias assim, por mais bizarras que possam parecer...

E tem também aquela terrível sensação de estar sendo observado. De ter alguém nas costas, mas não conseguir olhar para trás. Arrepios, do nada, mesmo sem frio. O tempo inteiro. Principalmente quando estou na rua. Mendigos. Vejo em todos os lugares. O tempo inteiro. Parecem me encarar. Parecem me conhecer. A sensação é horrível. Parece que estou vivendo agora o que já me aconteceu antes.

Eu fico o dia inteiro com a sensação de que preciso lembrar-me de algo, mas nunca sei o que é. Agora imaginem se um dos meus sonhos um dia se tornasse realidade. Eu descobrisse que tinha a capacidade de fazer premonições... Será que eu seria capaz de mudar o curso das coisas? Ou estaria tudo predestinado a acontecer, eu pudesse ser testemunha do futuro no passado, mas nada pudesse fazer para mudar o que eu vi? Sei lá. Acho que estou assistindo a muitos filmes. Até mais.