sábado, 12 de abril de 2008

Oniromancia.

Oniromancia. É o nome dado à previsão do futuro pela interpretação dos sonhos. Tem grande credibilidade nas religiões judaico-cristãs: consta na torá e na bíblia que Jacó, José e Daniel receberam de Deus a habilidade de interpretar os sonhos. No Novo Testamento, São José é avisado em sonho pelo anjo Gabriel de que sua esposa traz no ventre uma criança divina, e depois da visita dos Reis Magos um anjo em sonho o avisa para fugir para o Egito e quando seria seguro retornar à Israel.

Na história de São Patrício, na Irlanda, também figura o sonho. Quando escravizado, Patrício em sonho é avisado de que um barco o espera para que retorne à sua terra natal. No Islamismo os sonhos bons são inspirados por Alah e podem trazer mensagens dininatórias, enquanto os pesadelos são consideradas armadilhas de satã.

Filósofos ocidentais eram céticos quanto ao tema religião e sonhos, por alegarem que não haveria controle consciente durante os sonhos, mas estudos recentes analisando movimentos dos olhos (REM) durante o sono mostram resultados cientificamente comprovados com sonhos lúcidos, que se contrapõem às teorias anteriores.

Pensadores e matemáticos como René Descartes e Friedrich August Kekulé von Stradonitz também tiveram em sonhos visões reveladoras. Em 10 de Novembro de 1619 Descartes em viagem à Alemanha teve uma visão em sonho de um novo sistema matemático e científico. Kekule propôs em 1865 a fórmula hexagonal do benzeno após sonhar com uma cobra que mordia a própria cauda.

Sabe o que é pior disto tudo? Meus sonhos estão começando a acontecer. Coisas que sonhei e já tinha até me esquecido que havia sonhado com elas. Quando elas acontecem, eu me lembro imediatamente. Isso sempre aconteceu comigo... Deja vu. Mas agora está ficando quase insuportável. Coisas que eu nem sonhei de noite, mas que imaginei durante o dia, enquanto fazia outra coisa...

Esses dias sonhei que meus pais haviam me jogado para fora de uma janela e que eu caía e caía até sentir um peso no peito horroroso. Depois vi a notícia da menina que foi jogada, talvez pelos pais, da janela de seu apartamento e numa bizarra associação, senti ânsia de vômito. E olha que eu nunca me impressiono com histórias assim, por mais bizarras que possam parecer...

E tem também aquela terrível sensação de estar sendo observado. De ter alguém nas costas, mas não conseguir olhar para trás. Arrepios, do nada, mesmo sem frio. O tempo inteiro. Principalmente quando estou na rua. Mendigos. Vejo em todos os lugares. O tempo inteiro. Parecem me encarar. Parecem me conhecer. A sensação é horrível. Parece que estou vivendo agora o que já me aconteceu antes.

Eu fico o dia inteiro com a sensação de que preciso lembrar-me de algo, mas nunca sei o que é. Agora imaginem se um dos meus sonhos um dia se tornasse realidade. Eu descobrisse que tinha a capacidade de fazer premonições... Será que eu seria capaz de mudar o curso das coisas? Ou estaria tudo predestinado a acontecer, eu pudesse ser testemunha do futuro no passado, mas nada pudesse fazer para mudar o que eu vi? Sei lá. Acho que estou assistindo a muitos filmes. Até mais.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu também já sonhei com coisas que já aconteceram. Na hora em que sonhei, tive uma insuportável sensação de que fosse real. Fiquei assustado e não contei para ninguém... Você deve sentir a mesma coisa, não é? Agora quanto ao caso da menina assassinada, eu acho que restam poucas dúvidas de que ela tenha sido realmente assassinada pelos próprios pais. Mas a maior pergunta, eu acho que ninguém fez ainda... O que é que essa menina fez para causar uma reação tão forte assim em seu pai ou madastra que os fez espancá-la e em seguida jogá-la pela janela?

Já se perguntaram isso?

Escreva mais sobre seus sonhos. Se eles acontecerem, terá prova de que realmente sonhou, pois estará postado e com data...

Até mais.

Anônimo disse...

Sonhos são demais...reveladores, assustadores, ocultos e misteriosos...incríveis.

SHAKAL disse...

Bem, não sou superstício quanto você era ou ainda é, não sei em qual condição está hoje. Mas quanto aos sonhos, o que posso e devo compartilhar à vocês é que eu tenho controle consciente dos meus sonhos, chego ao cúmulo de decidir por vontade própria o que farei, e não assistir ao sonho como um espectador sabendo que estou sonhando. O que chego a fazer, ou melhor dizendo, sabia fazer, era ter consciência de que eu dormia e conseguir acordar do sonho, pois na maioria das vezes antes de conseguir fazer isso, eu tentava mas não conseguia acordar, continuava sendo apavorado pelo pânico do pesadelo. Mas o único modo que conseguia fazer para poder fugir do sonho, acordar, era mentalizar no próprio sonho uma régua no chão, que geralmente tinha 15cm, não sei porque tinha este tamanho, mas só acordava por este meio, e às vezes demorava 1min ou 1min e meio para conseguir mentalizar a régua. Tem anos que não consigo mais fazer esta façanha, o que é uma pena.

Tenho até hoje dúvida quanto a pesquisas feitas e comprovadas que dizem que todos os dias nós sonhamos. Como posso sonhar e não lembrar o que sonhei em alguns determinados dias? Esta certo que nós não lembramos dos nossos sonhos depois de algum tempo, mas tão rápido que no momento seguinte ao acordar não me lembro mais??